quinta-feira, janeiro 22, 2009

Não são apenas velhos sentimentos e (res)sentimentos que tenho mania de guardar em qualquer lugar, que me esqueço onde, pra depois encontar - com a surpresa estranha de quem na verdade está sendo encontrado. Também faço isso com papéis, brincos e moedas de R$1,00.

E eis que hoje me deparei com esse trecho de T.S. Eliot, bordado pela caprichosa caligrafia dos meus 17 aninhos (10 de maio 2003), dobrado dentro de A insustentável leveza do ser...


East Coker (T.S.Eliot)

(trecho inicial da parte III)

O escuro escuro escuro.
Todos mergulham no escuro,
Nos vazios espaços interestelares,
no vazio que o
[ vazio inunda,
Capitães, banqueiros,
eminentes homens de letras,
Generosos mecenas de arte, estadistas e
[ governantes,
Ilustres funcionários públicos, presidentes de vários
[ comitês,
Magnatas da indústria e pequenos empreiteiros, todos
[ mergulham no escuro,
E escuros o Sol e a Lua, o Almanaque de Gotha,
A Gazeta da Bolsa, o Anuário dos Diretores,
E frio o sentido e perdido o fundamento da ação,
E todos os seguimos no silente funeral,
Funeral de ninguém, pois a ninguém há que enterrar.
Eu disse à minh'alma, fica tranqüila, e deixa baixar o
[ escuro sobre ti,
Pois que aí tudo será treva divina. Como num teatro,
As luzes se apagam para a troca de cenários
Com um côncavo ribombo de asas, com um movimento de treva sobre treva,
E sabemos que as colinas e as árvores, o distante
[ panorama
E a soberba fachada altiva estão sendo arrastados
[ para longe—
Ou quando, no metrô, um trem se demora entre
[ duas estações
E as conversas se animam e lentamente no vazio
[ tombam
E vês por detrás de cada rosto aprofundar-se o vazio
[ mental
Que semeia apenas o crescente terror de nada haver
[ em que pensar;
Ou quando, sob o éter, o pensamento é consciente,
[ mas consciente de nada —
Eu disse à minh'alma, fica tranqüila, e espera sem
[ esperança
Pois a esperança seria esperar pelo equívoco; espera
[ sem amor
Pois o amor seria amar o equívoco; contudo ainda
[ há fé
Mas a fé, o amor e a esperança permanecem todos à
[ espera.
Espera sem pensar, pois que pronta não estás para
[ pensar:
Assim a treva em luz se tornará, e em dança há-de o
[ repouso se tornar.

...

Bom... foi um feliz reencontro.
Num primeiro momento forcei minha infalível memória para tentar lembrar porque cargas d'água esse trecho foi tão importante para eu transcrevê-lo. Tive sossego aceitando que o escrevi simplesmente para encontra-lo agora... Que as coisas são assim, sutilmente entrelaçadas, cuidadosamente costuradas umas nas outras.

E é assim... espera... Porque o que não conseguimos arrancar do coração, damos como fato consumado, caso perdido, e aceitamos, nos resignamos e de qualquer forma seguimos.

Receio que a mera tentativa da luta contra essas noites densas aumenta a angustia e o desespero. Vamos sentar, acender um cigarro, e esperar... Quando avistar o fundo do posso, tente ir mais fundo, cada vez mais, e sorria, pois dali você não passa... Logo depois amanhece. E pronto.

E de mais a mais, o dia de hoje merece um dane-se para todas as tolices cometidas, por mim e por eles, pelos que já nem existem e pelos que hão de vir, com novas e modernas tolices, coisas surpreendentes, que eu mesma não seria capaz de supor agora...

Bah.

Nenhum comentário: